fbpx

Biografia

Júlia Fernandes tem um percurso de vida fortemente dedicado à causa pública e ao trabalho a favor da comunidade. Tem 57 anos de idade, é casada e mãe de dois filhos: a Marília e o Miguel. Foi professora e dirigente escolar. Tem um percurso de vasta experiência política e autárquica. É presidente da Câmara Municipal desde 2021.

Natural de Vila Verde, Júlia Fernandes é uma apaixonada do trabalho artesanal que hoje marca a identidade do concelho associada aos Lenços dos Namorados. Aprendeu a bordar aos 5 anos, com a mãe. Fez parte do Grupo Folclórico de Vila Verde e desde sempre esteve ligada a movimentos associativos.

Licenciada pela Universidade do Minho em Ensino de Português-Francês, o percurso profissional está fortemente ligado à educação. Foi professora do ensino básico e secundário, na Ribeira do Neiva e na Secundária de Vila Verde – onde exerceu também funções de vice-presidente do Conselho Executivo. Teve um papel particularmente ativo na concretização das publicações das Antologias de Jovens Escritores Vilaverdenses.

Presidiu à Aliança Artesanal. Foi vereadora no Município de Vila Verde, assumindo áreas que vão da educação e cultura, à ciência, artesanato, património cultural, cooperação, relações internacionais e apoio às comunidades emigrantes e imigrantes, juventude, turismo, habitação e luta contra a pobreza.

Foi responsável por eventos de referência do concelho, como as Jornadas Sá de Miranda, Na Rota das Colheitas e programação de ‘Fevereiro, Mês do Romance’ e Namorar Portugal.

Durante vários anos, Júlia Fernandes foi o rosto e a principal impulsionadora da Comissão de Proteção das Crianças e Jovens no concelho. A publicação da obra “O Direito da Criança – conhece os teus direitos”, distribuída gratuitamente a todas as crianças do pré-escolar e dos 1º e 2º ciclos, é uma das iniciativas com impacto no concelho.

Júlia Fernandes foi Conselheira Local para a Igualdade, com especial intervenção nos aspetos relativos à igualdade de género, na educação para a cidadania, não discriminação entre homens e mulheres, proteção da maternidade e da paternidade, conciliação da vida profissional, pessoal e familiar de homens e mulheres, do combate às formas da violência de género, do apoio às vítimas e do combate ao tráfico de seres humanos.

No trajeto político, Júlia Fernandes foi eleita pela primeira vez deputada à Assembleia Municipal de Vila Verde com 22 anos de idade, tendo cumprido cinco mandatos. Integrou também a Assembleia de Freguesia de Vila Verde, como secretária, no mandato de 1997/2001. Foi eleita vereadora, pela primeira vez, em 2009. Em resultado da vitória nas eleições autárquicas de 2021, é a primeira mulher alguma vez eleita presidente de Câmara no distrito de Braga.